Praia portuguesa considerada uma das melhores do mundo

A praia da Fábrica, também conhecida por praia de Cacela Velha, no concelho de Vila Real de Santo António, foi considerada, pela versão espanhola da revista «Condé Nast Traveler» como uma das 15 melhores do mundo.

Esta praia do Sotavento do Algarve foi distinguida ao lado de praias como Riviera Maia (México), Capri (Itália) ou Ilha da Páscoa (Chile).

Descrita pela revista como um dos locais onde se pode contemplar um dos melhores entardeceres do mundo, são também feitos elogios à gastronomia local: destacam-se as conquilhas e ostras.

No artigo assinado pela jornalista Sara Morillo não são poupados elogios à vila de Cacela Velha, cuja importância patrimonial e natural levou a autarquia de Vila Real a candidatá-la a Património Mundial da Unesco.

A revista destaca ainda o «peculiar» acesso à praia, feito através de uma pequena embarcação que conduz os visitantes «até uma ilha deserta de areias brancas e margens infinitas».

Acessível apenas por uma curta viagem de barco ou a pé, pelo sapal, na maré baixa, a praia da Fábrica está situada na península de Cacela e marca o início da Ria Formosa. Caracteriza-se pela sua grande extensão, pelas águas tépidas e calmas durante o período estival e pela beleza das suas paisagens.

A sua qualidade e diversidade ambiental levaram recentemente a associação Quercus a classificá-la com «Qualidade de Ouro». Em 2009, a praia de Cacela Velha foi também considerada pelo jornal The Guardian como uma das dez melhores praias da Europa para a prática de caminhadas.