Contra os teimosos do tinto

Se há estatística onde os portugueses ocupam lugar de honra, é a que nos aponta como os terceiros maiores consumidores mundiais de vinho com uma média anual de 40 litros per capita, isto mesmo depois de ter havido enorme descida nos últimos anos. Não se admire, por isso, se sentir alguém a olhar muito para…

Com todos estes números, sabe-se também que entre as nossas preferências está a região do Alentejo e que o vinho tinto ocupa lugar de destaque, situando-se em mais do dobro dos que preferem o branco. Para os primeiros é uma pena que não possam aproveitar a óptima colheita que foi a de 2014, premiando os produtores que conseguiram colher as suas uvas antes da chegada das chuvas.

João Portugal Ramos foi um deles e das suas vinhas alentejanas chega-nos um Marquês de Borba com boa acidez, volume e um longo final de boca. Igualmente a merecer destaque, o produtor lançou o Pouca Roupa, sendo este o primeiro vinho que desenvolve com o seu filho, o enólogo João Maria. Um vinho que, segundo João Portugal Ramos, é fácil de beber e destinado a um target mais jovem.

Quem também louva aos céus a aposta da data certa para a vindima dos brancos é o produtor Domingos Soares Franco, este agora já na Península de Setúbal e que não se cansa de afirmar que a colheita de 2014 é a melhor desde 1980, data em que entrou para a empresa José Maria da Fonseca. Entre as suas jóias estão o BSE, marca emblemática produzida desde 1947, o Quinta de Camarate e o Periquita, este último a registar o bonito destaque de ser a mais antiga marca portuguesa de vinho de mesa.

Todos estes vinhos chegam ao mercado rodeados dos maiores adjectivos, sendo que o maior é o que aponta a colheita de 2014 como de sonho, isto no que aos brancos diz respeito. E atenção que a notável qualidade com que todos vêm rotulados verifica-se até nas gamas de entrada, o que é uma boa notícia para as nossas bolsas.

Portanto, dias de festa para os vinte e tal por cento de portugueses que preferem os brancos e um convite para os ‘tradicionalistas’: vá lá, deixem-se de preconceitos e provem estes espectaculares vinhos.

jmoroso@netcabo.pt

PERIQUITA BRANCO

Ano: 2014

Região: Setúbal

Castas: Verdelho, Viosinho e Viognier

Produtor: Domingos Soares Franco (José Maria da Fonseca)

MARQUÊS DE BORBA BRANCO

Ano: 2014

Região: Alentejo

Castas: Arinto, Antão Vaz e Viognier

Produtor: João Portugal Ramos

POUCA ROUPA BORBA BRANCO

Ano: 2014

Região: Alentejo

Castas: Verdelho, Sauvignon Blanc e Viosinho 

Produtor: João Portugal Ramos

BSE

Ano: 2014

Região: Setúbal

Castas: Antão Vaz,

 Arinto e Fernão Pires

Produtor: Domingos Soares Franco (José Maria da Fonseca) 

QUINTA DE CAMARATE BRANCO SECO

Ano: 2014

Região: Setúbal

Castas: Alvarinho e Verdelho

Produtor: Domingos Soares Franco (José Maria da Fonseca)