Taiwan faz a maior apreensão de droga de sempre

As autoridades taiwanesas fizeram hoje a sua maior apreensão de droga de sempre ao detetarem 138 quilos de anfetaminas, de valor superior a dez milhões de euros, escondidas nas barrigas de atum congelado.

Os dois contentores confiscados no porto de Kaohsiung destinavam-se ao porto de Shimizu, no Japão, e a droga estava escondida em sacos de plástico dentro das barrigas dos atuns.

"Um agente detetou manchas nas barrigas dos peixes nas imagens de exame da carga", disse em comunicado um representante do gabinete de investigação do Ministério da Justiça.

Até ao momento foram detidas três pessoas com ligações ao caso, refere-se no documento.

Os detidos trabalhavam para uma empresa de congelação no sul de Taiwan, sobre a qual os investigadores tiveram informação prévia sobre envolvimento no tráfico de droga.

Depois de congeladas, as anfetaminas são uma droga praticamente indistinguível do gelo picado, lê-se ainda no comunicado, que sublinha o facto de ter falhado um raio-X feito anteriormente à carga, para detetar a existência de droga.

O preço das anfetaminas no Japão aumentou nos últimos anos quase cerca de 60 por cento, salienta.

As autoridades taiwanesas prosseguem as investigações para apurarem a origem da droga e encontrarem outros cúmplices deste tráfico.

Lusa/SOL