Sociedade

Portugal conquista três pratas nas olimpíadas de Matemática da CPLP

Os alunos portugueses conquistaram três medalhas de prata e uma de bronze nas Olimpíadas de Matemática da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (OM CPLP), que decorreu esta semana na Cidade da Praia, em Cabo Verde.

"A equipa mais jovem de sempre a representar Portugal nas Olimpíadas de Matemática da CPLP (OMCPLP) conquistou três medalhas de prata, obtidas por Pedro Fernandes (9.º ano, Guia), que esteve perto de chegar ao ouro, Duarte Nascimento (10.º ano, Amadora) e Maria Matilde Silva (10.º ano, Anadia), e ainda uma medalha de bronze alcançada por David Teixeira (10.º ano, Matosinhos)", adianta um comunicado hoje enviado pela Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM).

A SPM organiza a participação portuguesa nas olimpíadas internacionais de matemática, e a preparação dos alunos fica a cargo do Projeto Delfos, organizado pelo Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. As olimpíadas são também apoiadas pelo Ministério da Educação e Ciência.

Na edição deste ano das OMCPLP, foram conquistadas apenas duas medalhas de ouro, ambas pelo Brasil.

Ao longo da última semana, 24 alunos oriundos do Brasil, de Cabo Verde, de Moçambique, de Portugal e de São Tomé e Príncipe participaram na cidade da Praia, em Cabo Verde, nas olimpíadas "que pretendem unir os países lusófonos através da matemática, aprofundando a cooperação nesta área", refere a SPM.

Já este mês, a comitiva portuguesa que participou nas Olimpíadas Internacionais de Matemática, na Tailândia, tinha conquistado três medalhas de bronze e uma menção honrosa "numa das edições mais exigentes dos últimos anos", de acordo com a SPM.

O calendário de competições internacionais de matemática de 2015 fica completo com as Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática (OIAM), que terão lugar em Porto Rico, de 06 a 14 de novembro.

Lusa/SOL