Armas nucleares da Coreia do Norte ‘não são brinquedos’

As armas nucleares da Coreia do Norte “não são um brinquedo” e o seu futuro não está aberto a negociação, afirmou hoje o embaixador de Pyongyang na China, antes de uma visita de um enviado norte-americano.

Armas nucleares da Coreia do Norte ‘não são brinquedos’

Os comentários de Ji Jae-Ryong surgem após um acordo internacional com Teerão para reduzir as capacidades nucleares do Irão em troca do levantamento de sanções.

Numa rara conferência de imprensa em Pequim, Ji disse que a capacidade nuclear da Coreia do Norte "não é um brinquedo para ser posto na mesa das negociações, já que é um meio essencial para proteger a soberania e direitos vitais [do país] da ameaça nuclear e política hostil dos Estados Unidos".

A Coreia do Norte "mantém-se irredutível na missão [de desenvolver] a sua força nuclear enquanto os Estados Unidos continuarem com a sua política hostil", disse, acusando Washington de instalar armas atómicas na Coreia do Sul.

"Temos poder para lidar com qualquer método de guerra dos imperialistas norte-americanos e temos poder para conter quaisquer atos de provocação de guerra nuclear dos Estados Unidos", disse.

Lusa/SOL