Desporto

Platini vai avançar para a FIFA, diz BBC

Michel Platini, o ex-jogador francês que lidera a UEFA desde 2007, será candidato à presidência da FIFA nas eleições de 26 de Fevereiro. Quem o diz é a britânica BBC, garantindo que o antigo craque francês poderá anunciar a candidatura «já na quarta-feira».

Segundo a estação britânica, Platini terá recebido garantias de apoio de quatro confederações continentais (Europa, Ásia, América do Sul e América Central/Norte). Segundo a BBC, se as todas as federações dessas confederações seguirem o sentido de voto, Platini garantirá 144 votos na Assembleia-Geral da FIFA, mais do que suficiente para garantir a sucessão do cargo ocupado por Sepp Blatter desde 1998.

Um cenário improvável, já que nos anos em que dirigiu o futebol europeu o francês criou uma série de inimizades que o levarão a perder os votos de algumas federações nacionais. Porém, a confirmar-se o apoio das quatro confederações é muito pouco provável que qualquer outro candidato possa rivalizar com Platini.

Recorde-se que o suíço de 79 anos sairá da FIFA em Fevereiro na sequência de um grande escândalo de corrupção que envolve o processo de candidaturas à organização de campeonatos do mundo.