Número de clientes do mercado livre de gás cresce 35%

O número de clientes no mercado liberalizado de gás natural totalizava no final de junho cerca de 924 mil, um acréscimo de 35% face ao período homólogo de 2014, anunciou hoje a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). 

Segundo o regulador do mercado, o número de clientes em mercado livre é cerca de 4% superior ao registado em março passado, acima da taxa média mensal das migrações para o regime de mercado de 2,6% registada no último ano. 

Em contrapartida, o consumo dos clientes no mercado livre caiu 3% no final de junho em relação ao período homólogo, para 3.117 GWh (gigawatts/hora), a uma taxa média mensal de cerca de -0,2%, agravando-se esta queda desde março passado, com uma redução do consumo em cerca de 11%. 

Este decréscimo deveu-se à redução dos consumos em todos os segmentos, em especial no de clientes industriais, de 13,9%, em termos homólogos, acompanhado pela redução nos segmentos de grandes clientes e de clientes residenciais de 2,7% e 2,4%, respetivamente, adianta o relatório trimestral da ERSE. 

A EDP continua a ser o principal operador do mercado em número de clientes — com metade dos clientes em mercado livre -, e o terceiro em consumo abastecido (10,5%). 

No segundo trimestre, a Galp manteve-se líder em consumos (55%), apesar de uma quebra de 4,8 pontos percentuais durante este período, e o segundo em número de clientes. 

Ainda durante o segundo trimestre, o mercado livre de eletricidade passou a contar com um novo fornecedor de gás natural: a Rolegás, do grupo sediado no Algarve Rolear, com atividade na construção civil, instalações especiais e formação técnica. 

Os consumidores que ainda estão a ser fornecidos por um comercializador de último recurso dispõem de um período transitório até 31 de dezembro de 2017 para escolherem um novo fornecedor de gás natural (em mercado livre). 

Lusa/SOL