Sabe qual é o recorde mundial para saltos com um camião? (vídeo)

Dois montes de areia separados por um pequeno ‘vale’, duas rampas para arrancar e aterrar, e um camião de várias toneladas com dez rodas. Foi o que Gregg Godfrey, um americano de 46 anos, usou para bater o recorde do mundo de salto com um camião. Voou 166 pés, 50 metros e 60 centímetros.

Godfrey actuou na sexta-feira no 14.º ‘Evel Knievel Days’, um evento anual que decorre em Butte, no Estado americano do Montana. O festival tem o nome do famoso ‘saltador’ de motas, falecido em 2007, que nasceu naquela cidade.

 
Gregg Godfrey, que já tinha esse recorde antes e fora ultrapassado no ano passado – um camião patrocinado pela equipa de Fórmula 1 da Lotus saltou por cima de um carro numa distância de ‘apenas’ 25,5 metros – pretendia atingir os 140 pés, quase 42,7 metros. Acabou por fazer isso e muito mais, ultrapassando os 50 metros.
 
No mesmo festival o sobrinho de Godfrey, Tanner, também bateu um recorde de saltos. Fez 'voar' 61,60 metros um pequeno carro de rali-cross 4×4, mais um metro do que o máximo anterior.

emanuel.costa@sol.pt