Montepio diz que declarações de Fernando Ulrich são ‘lamentáveis’

As declarações hoje feitas pelo presidente do Banco BPI, Fernando Ulrich, sobre o Montepio são “lamentáveis”, segundo fonte oficial do banco mutualista, que acusa o rival de tentar desviar as atenções dos problemas do seu próprio banco. 

Montepio diz que declarações de Fernando Ulrich são ‘lamentáveis’

"As declarações do presidente do BPI, conforme vieram relatadas na imprensa, são no mínimo lamentáveis", afirmou à agência Lusa fonte oficial do Montepio.

E acrescentou: "Mas percebe-se que as duas operações falhadas – a oferta pública de aquisição (OPA) lançada pelo CaixaBank e a proposta de fusão com o BCP lançada pela Santoro -, mais os graves problemas em Angola que o BPI tem, levem o seu presidente a desviar as atenções para outros bancos".

Horas antes, Fernando Ulrich escusou-se a responder às questões que lhe foram colocadas sobre as notícias que vão saindo sobre os rivais BES (atual Novo Banco) e Montepio, preferindo elogiar a solidez do banco que lidera.

"O BPI gosta imenso de ter clientes, por isso, se alguém estiver inseguro com essas questões, eu não conheço melhor porto de abrigo do que o BPI", afirmou durante a conferência de imprensa de apresentação das contas semestrais.

"Interrogo-me como é que há pessoas que são capazes de ser clientes de certos bancos", lançou Ulrich.

E realçou: "Viver num mercado em que há situações que não correm bem, torna mais fácil as pessoas verificarem que não somos todos iguais e é uma grande oportunidade poder beneficiar do mercado onde é fácil perceber as distinções". Segundo o gestor, "as pessoas confiam no BPI e nas pessoas que trabalham no BPI".

Questionado novamente sobre as notícias que têm saído acerca do Montepio nos últimos meses, Ulrich evitou as perguntas.

"Não faço nenhum comentário. Não conheço a situação do Montepio. Não tenho autoridade, nem conhecimento", referiu, dizendo que apenas conhece José Félix Morgado, futuro presidente da Caixa Económica do Montepio, da "vida empresarial".

Lusa/SOL