Identificado tratamento para evitar recaídas na leucemia mieloide crónica

Um estudo publicado na revista Science Translational Medicine identificou um tratamento para evitar recaídas em pacientes de leucemia mieloide crónica, uma doença que representa cerca de 9% dos casos de leucemia.

No artigo, publicado na quarta-feira e intitulado "Um duplo golpe contra a leucemia mieloide crónica", é explicado como um grupo de investigadores, liderados por Carsten Riether, da Universidade de Berna (Suíça), acredita ter encontrado forma de evitar que, após receberem tratamento, os pacientes tenham recaídas.

A leucemia mieloide crónica é habitualmente tratada com a substância ativa 'imatinib' e outros inibidores de tirosina cinases (enzima).

No entanto, de acordo com o artigo, estes tratamentos não erradicam as células-mãe da leucemia, o que faz com que alguns pacientes tenham recaídas.

A equipa liderada por Riether identificou "um mecanismo para a resistência ao tratamento" neste tipo de cancro, que se pode obter inibindo a atividade da molécula CD70, algo que, de acordo com o estudo, pode permitir criar aplicações clínicas.

Lusa/SOL