Canal de TV vai transmitir exorcismo em directo

O canal de televisão por cabo Destination America, do grupo Discovery, vai transmitir um exorcismo em directo. Não será a uma pessoa, mas sim a uma casa: a habitação onde aconteceu o caso que inspirou o famoso filme O Exorcista, de 1973.

Como não podia deixar de ser, o programa especial vai acontecer bem perto do dia de Halloween (31 de Outubro), estando previsto para o dia anterior. Além da ‘novidade’ do directo – já que casos de exorcismos gravados e depois transmitidos na televisão são relativamente comuns nos canais americanos – haverá a possibilidade de os telespectadores verem a imagem de várias câmaras espalhadas pela casa, podendo “identificar e alertar para anomalias misteriosas que vejam nos seus ecrãs”, afirmou a Destination America em comunicado.

O local escolhido foi uma casa de Bel-Nor, um subúrbio de Saint Louis, no Estado americano do Missouri. A habitação de madeira, pintada de vermelho escuro, parecida com tantas outras da região, é um local de culto para os fãs do sobrenatural. Foi lá que aconteceram, em 1949, alguns dos exorcismos que inspiraram o filme O Exorcista, de William Friedkin. Na versão ‘real’, o alvo do exorcismo não foi uma rapariga de 12 anos, Regan, mas sim um jovem conhecido apenas como Roland Doe, ou Robbie Mannheim.

A família de Roland, que seguia a confissão luterana germânica, vivia em Cottage City, no Maryland. Mudaram-se para Saint Louis, para a casa de um tio de Roland, quando já estavam a tentar combater as alegadas possessões demoníacas do jovem. Ainda no Maryland consultaram um pastor luterano, que os encaminhou para um padre católico, passando a ser acompanhados por vários padres, principalmente jesuítas. Pensa-se que Roland acabou por ter uma vida relativamente normal depois de todas as sessões a que foi sujeito.

O canal Destination America aposta num programação de nicho, centrada nos Estados Unidos e muito voltada para o paranormal e misterioso – tal como outros canais mais conhecidos em Portugal, que se têm focado em temas como extraterrestres, possessões, mistérios ou crenças populares. Um dos seus programas chama-se ‘Ghost Asylum’ e acompanha a equipa com o mesmo nome, que procura fantasmas, demónios ou outro tipo de entidades sobrenaturais. ‘Project Afterlife’, que estreia na próxima semana, é uma série que apresenta o relato de pessoas que estiveram clinicamente mortas e depois ressuscitaram. ‘Uma assombração’, ‘Monstros e mistérios da América’, ‘Sobrevivente do paranormal’ e ‘Monstros das montanhas’ são outras séries cujo tema dispensa explicações.

emanuel.costa@sol.pt