Os 10 homens mais ricos de sempre

A revista Time elaborou um ranking dos 10 homens mais ricos de sempre. A lista foi feita com base “em horas de entrevistas com economistas e historiados”, lê-se no artigo. O resultado é uma selecção inédita daqueles que terão sido os indivíduos mais abastados do planeta ao longo da História, tendo em conta os impérios, países e…

10) Gengis Khan (1162-1227), com uma fortuna impossível de contabilizar: Enquanto imperador mongol, Gengis Khan controlava o maior império em área contígua da História. No entanto, este líder era conhecido por “partilhar a sua riqueza com os seus soldados e comandantes”, explica o professor de História Morris Rossabi. Isto porque, ao contrário da maioria dos exércitos de então, os mongóis não praticavam a pilhagem a título individual – os bens eram todos reunidos e divididos posteriormente por todos. Gengis Khan “nunca construiu um palácio ou um templo para si ou para a sua família (…) Quando morreu, teve um funeral simples como o resto do seu povo”, afirma o historiador Jack Weatherford.

9) Bill Gates (1955- ), com uma fortuna de 72 mil milhões de euros: É o único da lista que está vivo. O fundador da Microsoft superou o criador da Zara, Amancio Ortega, que é neste momento o segundo homem mais rico da actualidade, refere a revista Forbes.

8) Alan Rufus (conhecido como Alan, o Vermelho) (1040-1093), com uma fortuna de 178 mil milhões de euros: Sobrinho de Guilherme, o Conquistador, Alan juntou-se ao tio na conquista normanda da Inglaterra. Quando morreu, tinha 11 mil libras, o que representaria cerca de 7% do PIB inglês daquela altura, o que equivaleria hoje em dia a 178 mil milhões de euros.

7) John D. Rockefeller (1839-1937), com uma fortuna de 311 mil milhões de euros: Rockefeller começou a investir na indústria petrolífera em 1863 e 1880 já controlava 90% da produção norte-americana, explica a Time. No obituário de Rockefeller no New York Times, a sua fortuna era avaliada em 1.4 mil milhões de euros, o que hoje em dia representa 311 mil milhões. Este cálculo foi feito com base dos rendimentos que declarou em 1918 e uma estimativa feita a partir de um inventário dos seus bens.

6) Andrew Carnegie (1835-1919), com uma fortuna de 339 mil milhões de euros: Este norte-americano de origem escocesa vendeu a sua empresa – a U.S. Steel – à J.P. Morgan por cerca de 440 milhões de euros em 1910. Só esta quantia representava na altura 2.1% do PIB norte-americano da altura, lê-se no site da Time.

5) José Estaline (1878-1953), com uma fortuna impossível de contabilizar: Um ditador que controlava uma das maiores economias do mundo. Por isso mesmo, é impossível separa a fortuna de Estaline da riqueza da União Soviética. No entanto, o seu controlo absoluto sobre tudo o que se passava e o poder económico que obteve a partir dessa posição fizeram com que vários economistas o refiram como um dos homens mais ricos de sempre. Dados da OCDE mostram que em 1950, três anos antes da morte de Estaline, a União Soviética gerava 9.5% do rendimento económico global. Este valor equivale hoje em dia a cerca de 6.8 biliões de euros.

4) Akbar, o Grande (1542-1605), com uma fortuna impossível de contabilizar: O maior líder da dinastia Mogol (não confundir com os mongóis) controlou o império que representava 25% do PIB mundial, revela a revista Time.

3) Imperador Shennong (1048-1085), com uma fortuna impossível de contabilizar: A dinastia Song, que governou a China de 960 a 1279, foi uma das mais poderosas de todos os tempos. De acordo com o professor Ronald A. Edwards, especialista em História Económica Chinesa, a nação era responsável por percentagens entre os 25 e 30% do rendimento económico global da altura. Edwards explica que isto se devia ao desenvolvimento tecnológico e à eficácia no que diz respeito às contribuições tributárias da população – um aspecto no qual eram muito mais evoluídos que os europeus. O governo era “altamente centralizado”, o que fazia com que tivesse um grande poder e controlo da economia, acrescenta o especialista.

2) César Augusto (63 A.C.-14 D.C.), com uma fortuna avaliada em 4.2 biliões de euros: Para além de ser o líder de um império que era responsável por percentagens entre os 25 e 30% do rendimento económico global à data, César Augusto chegou a ter uma fortuna pessoal que representava um quinto da riqueza do império romano. “Isso seria equivalente hoje em dia a 4.2 biliões de euros”, explica o historiador Ian Morris. “César Agusto era o dono de todo o Egipto, só isso é difícil de superar”, acrescenta.

1) Mansa Musa (1280-1337), com uma fortuna impossível de contabilizar: O líder do império Mali é referido muitas vezes como o homem mais rico de sempre. Segundo o historiador Richard Smith, o reino de Musa era o maior produtor de ouro do mundo – numa altura em que este tinha um valor muito mais significativo que hoje. Segundo a Time, existem muito poucos registos da passagem de Mansa Musa pelo império Mali, o que torna praticamente impossível contabilizar a sua fortuna. No entanto, a maioria dos especialistas concorda num aspecto – Musa foi o homem mais rico de sempre. “Veja-se as imagens em que ele aparece com um ceptro de outro, sentado num torno de ouro, com uma coroa de ouro. Tenta imaginar todo o ouro que um ser humano possa possuir e duplique essa quantidade. É isso que todos os especialistas tentam explicar mas não conseguem”, diz o professor de História da Universidade do Michigan Rudolph Ware.

joana.alves@sol.pt