Escadas rolantes são seguras?

As imagens da tragédia tornaram-se virais: bastou uma fracção de segundo para Xian Liujan, de 30 anos, ser engolida por um buraco que se abriu assim que pisou a saída das escadas rolantes de um centro comercial na província de Hubei, na China, no domingo. Xian só teve tempo de salvar o filho de três…

Segundo José Pirralho, presidente da Associação Nacional dos Industriais de Elevadores e Escadas Rolantes (ANIEER), uma situação destas é “impossível de acontecer” em Portugal apesar de a “grande maioria das escadas rolantes instaladas no país ser fabricada na China”.  O responsável diz que as legislação nacional em termos de segurança é “adequada” e define  regras que não existem na China e que teriam impedido a tragédia. “Em Portugal, as escadas rolantes têm uma rede de segurança no alçapão que separa os degraus. Pelo que vi no vídeo do acidente, esta rede não estava colocada”, explica, garantindo que “a manutenção é feita por equipas certificadas e pelos fabricantes, uma vez por mês”.

Embora não haja estatísticas sobre o tema, “situações de roupa puxada e sapatos presos” são comuns e a maioria dos acidentes acontece por “uso indevido”, como terá sido o caso de um jovem que morreu o ano passado no Centro Comercial Alegro, em Setúbal, ao cair de uma altura de 12 metros do corrimão das escadas rolantes onde se tinha sentado.