Bomba Atómica. PM do Japão insta ao fim das armas nucleares

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, instou hoje a comunidade internacional a acabar com o armamento nuclear, durante uma cerimónia que assinalou o 70.º aniversário do lançamento da bomba atómica contra Hiroshima.

Bomba Atómica. PM do Japão insta ao fim das armas nucleares

"Até agora não conseguimos chegar a um acordo nas reuniões contra a proliferação nuclear, mas apresentaremos, no outono, uma resolução na Assembleia-Geral das Nações Unidas", disse Abe.

"O Japão, o primeiro país a sofrer um ataque nuclear na História, tem a responsabilidade de atuar neste sentido", destacou o primeiro-ministro japonês, durante o ato solene em que marcaram presença representantes de uma centena de nações.

Além disso, o primeiro-ministro nipónico anunciou que o Japão "vai promover medidas para o desarmamento nuclear" durante a cimeira de líderes do G7, que se realiza no próximo ano, na localidade costeira de Shima.

O Executivo japonês também vai oferecer o seu apoio à série de conferências sobre a paz e desarmamento nuclear que têm lugar anualmente em Hiroshima desde o final de agosto e até ao próximo ano, adiantou.

"Hoje, quando se cumprem 70 anos do ataque, que tirou a vida a tanta gente e transformou a cidade em cinzas, sinto a importância da paz de forma especial", afirmou Abe, que também manifestou os seus pêsames às vítimas e familiares.

A bomba atómica lançada por um avião norte-americano sobre a cidade de Hiroshima causou a morte imediata de cerca de 80 mil pessoas, um número que aumentaria, porém, até ao final de 1945, quando o balanço de vítimas se elevou para 140 mil, sem esquecer as muitas mortes registadas nos anos seguintes causadas pela radiação.

Depois do ataque sobre Hiroshima, os Estados Unidos lançaram, três dias depois, uma segunda bomba, sobre a cidade de Nagasaki.

A 15 de agosto, depois do último bombardeamento e da declaração de guerra da União Soviética, o imperador Hirohito anunciou o cessar-fogo.

A 02 de setembro, o Japão assinava o instrumento de rendição incondicional, pondo fim à Segunda Guerra Mundial.

O papel dos bombardeamentos atómicos na rendição japonesa e a sua justificação ética continuam a ser debatidos.

Num estudo do instituto norte-americano Pew Research Center, divulgado em fevereiro, mais de 56% dos norte-americanos consideraram que a utilização da bomba atómica contra o Japão foi justificada, contra 79% dos japoneses que afirmaram o contrário. 

Lusa/SOL