Grupo de cristãos está há um mês no telhado de uma igreja

Cerca de duas dezenas de cristãos estão há um mês no telhado de uma igreja da cidade de Huzhou, na província oriental chinesa de Zhejiang, para evitar que as autoridades retirem a cruz do campanário, informou a China Aid.

O grupo, que na quarta-feira viu a polícia militar chinesa cercar a Igreja Jinjiaer com a intenção de a desalojar e retirar a cruz, encontra-se no telhado, onde passa dia e noite, desde o início de julho, altura em que emitiu um comunicado em que prometeu defender o recinto religioso. 

Os manifestantes foram-se revezando nas últimas semanas no telhado, tendo alguns chegado a ameaçar saltar se o governo local continuar com os seus planos de retirar a cruz.

As autoridades detiveram pelo menos sete manifestantes, pertencentes a uma comunidade protestante denominada 'Amor Sagrado', enquanto os que continuam no alto do edifício se vão debilitando pela forte onda de calor, humidade e duras condições, segundo porta-vozes do grupo.

O protesto ocorre numa altura de intensa campanha de retirada de cruzes públicas por parte das autoridades de Zhejiang, uma das províncias chinesas com maior número de comunidades cristãs protestantes.

O governo provincial defende que a retirada dos símbolos religiosos — que já começou no ano passado — prende-se unicamente com razões de segurança, enquanto grupos de cristãos asseguram tratar-se de um ataque à liberdade religiosa.

Calcula-se que existam na China cerca de 60 milhões de crentes, ainda que metade (37 milhões) se agrupe em congregações não filiadas ao Governo, pelo que em algumas ocasiões consideram-se perseguidos.

Lusa/SOL