Incêndio violento em Alcobaça leva à evacuação de lar e ATL

Cerca de 100 utentes de um lar e ATL em Pataias, Alcobaça, estão a ser retirados do edifício devido à proximidade das chamas que lavram desde as 14:18 e que estão a ser combatidas por 166 operacionais.

Incêndio violento em Alcobaça leva à evacuação de lar e ATL

O presidente da Junta de Freguesia de Pataias, Valter Ribeiro, disse à Lusa que “estão a ser retirados 36 utentes do lar e cerca de 30 utentes do centro de dia e as crianças dos tempos livres [ATL], mas não houve nunca pessoas em perigo”.

Os utentes da Associação de Bem estar e Tempos Livres foram retirados do edifício devido à proximidade das chamas, combatidas com o apoio de 44 veículos e três meios aéreos, segundo os dados disponibilizados pela Autoridade Nacional de Proteção Civil.

De acordo com o presidente da junta de freguesia, “as chamas estão também muito perto do edifício das piscinas”, mas estas “fecham em agosto e, portanto, a situação está controlada”.

O segundo comandante operacional distrital de operações de socorro, Luís Lopes, indicou que a principal dificuldade no combate às chamas, que progridem numa zona de pinhal, se prende com “a intensidade do vento”.

Devido ao incêndio está cortada a estrada que liga Pataias a Martingança, por onde circulam apenas veículos de emergência.

Lusa  / SOL