Monção. Dominado fogo que lavrava desde sábado

O incêndio em mato que estava ativo desde sábado em Monção, no distrito de Viana do Castelo, foi dominado ao início da madrugada de hoje, segundo fonte da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC).

Monção. Dominado fogo que lavrava desde sábado

O incêndio que deflagrou em Sa, na freguesia de Messegães, Valadares e Sá, às 22:56 de sábado, foi dominado hoje às 01:05.

Um total de 199 operacionais apoiados por 60 veículos permanecia no terreno por volta das 03:00, segundo a mesma fonte.

Já o fogo no concelho de Vila Nova de Cerveira, também no distrito de Viana do Castelo e iniciado na manhã de sábado, na localidade de Corgas-Candemil, permanecia àquela hora com duas frentes ativas, as quais estavam a ser combatidas por 391 operacionais, apoiados por 126 meios terrestres.

Em Mangualde, no distrito de Viseu, continuava ativo um incêndio que deflagrou às 12:20 de segunda-feira, na localidade de Cubos e que levou à interrupção da circulação da linha férrea da Beira Alta, situação que se mantinha às 21:45, e à ativação do Plano Municipal de Emergência, devido ao fogo. Duas frentes ativas às 03:00 eram combatidas por 320 elementos apoiados por 96 veículos.

No concelho de Gouveia, distrito da Guarda, continuava também com três frentes ativas um incêndio que deflagrou às 14:46 de segunda-feira, em Aldeias e Mangualde da Serra. No combate às chamas estavam 196 operacionais apoiados por 64 veículos, segundo a página de Internet da Proteção Civil.

De acordo com o portal da ANPC, desde as 00:00 de hoje foram registadas 21 ocorrências e às 03:00 estavam ativos 13 fogos em Portugal continental.

Lusa/SOL