Lista do PDR em Lisboa liderada por Sousa e Castro e inclui outros capitães de Abril

Rodrigo Sousa e Castro vai ser o cabeça-de-lista do PDR em Lisboa. O militar de Abril é a aposta de Marinho e Pinto, fundador do partido, no maior círculo eleitoral do país para as legislativas de 4 de Outubro.

Sousa e Castro foi porta-voz do Conselho de Revolução e, antes, coordenou as colunas de militares que sairam do Norte para fazer o 25 de Abril de 1974.

 

Já em democracia, Sousa e Castro foi director da campanha de Maria de Lourdes Pintasilgo para as presidenciais de 1986 e integrou o PRD de Ramalho Eanes.

 

O número dois da lista do PDR em Lisboa é Fernando Condesso, ex-líder da bancada parlamentar do PSD (na década de 80) que deixou duras críticas à liderança social-democrática na carta de demissão que enviou no final do ano passado.

 

No terceiro lugar está uma mulher: Anabela Cruz Rato Correia, doutorada em Planeamento e Desenvolvimento e professora universitária. No quarto lugar está Vitor Manuel Dias Caetano e no quinto a advogada Isabel Elias.

 

O sexto lugar da lista na capital é ocupado por Joaquim Augusto da Silveira Sérgio, major general  doutorado em medicina e ex-comandante do Exército entre 1999 e 2001.

 

Joaquim Sérgio é um dos cinco capitães de Abril que concorrem pelo PDR à Assembleia da República. José Leitão, coronel, médico; Carlos Trindade Clemente, coronel de Infantaria na reforma e Teófilo Bento, coronel de Administração Militar são os homens ligados ao 25 de Abril, desde a organização até a comando das troupas no próprio dia da revolução, que tentam agora chegar a São Bento integrados nas listas do PDR.

 

As listas foram aprovadas Sábado e deverão ser divulgadas ainda esta semana. Marinho e Pinto, sem surpresa, deverá ser o cabeça-de-lista em Coimbra. 

ricardo.rego@sol.pt