Mais um grupo de refugiados chegou hoje à Grécia

Um grupo de refugiados sírios chegou hoje à ilha Lesbos, na Grécia, onde a crise humanitária não pára de se agravar. Este grupo, no qual se encontram vária mulheres e crianças, junta-se aos quase dois mil migrantes que chegaram à ilha nos últimos três dias.

Mais um grupo de refugiados chegou hoje à Grécia

‘Somos médicos, economistas, todos licenciados. Mas de onde vimos, Aleppo, só há bombas e guerra’, disse um dos migrantes aos jornalistas, descrevendo a viagem atribulada com as crianças e bebés “a chorar o tempo todo”.

Os dados divulgados esta semana pelo Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR) referem que nos primeiros sete meses de 2015 desembarcaram na Grécia 124 mil refugiados e indocumentados, principalmente nas ilhas de Kos, Lesbos, Chios, Samos e Leros.

Apenas em julho passado chegaram à Grécia 50 mil pessoas provenientes da Síria, Afeganistão, Iraque, Eritreia e outros países, um número superior ao registado durante todo o ano de 2014, e um aumento de 20 mil pessoas face a junho.

Este aumento implicou que os desembarques no país tenham aumentado 750% entre 1 de janeiro e 31 de julho face a idêntico período de 2014.

A ministra-adjunta para a Imigração, Tasia Christodoulopoulou, anunciou que até ao final de 2015 o Governo prevê instalar 2.500 campos de refugiados, pelo facto de muitos dos imigrantes e indocumentados se manterem em acampamentos improvisados em Atenas e arredores.