7 mitos sobre a celulite

O site Grandparents.com fez um alista com sete mitos relacionados com a celulite.

1º mito – A celulite é apenas excesso de gordura: As células adiposas (gordura) fazem parte da ‘equação’, mas são os tecidos conjuntivos entre a pele e os músculos que criam os altos e o efeito ‘casca de laranja’. “Aquilo que vê é gordura normal que todos têm. Só a vê porque há áreas que estão a ser ‘empurradas’” pelo colagénio, afirma a dermatologista Jennifer Lucas.

2º mito – Muito poucas pessoas têm: “A maioria das mulheres tem celulite. Do que vejo, 80 a 90% das mulheres têm”, diz Lucas. Apesar de haver muito menos homens com celulite, 10% da população masculina também a tem.

3º mito –  Só as pessoas mais velhas é que têm: Apesar da celulite aumentar com a idade, as pessoas mais novas também têm. “Não existe idade para ter celulite”, diz Lucas. Genética, hormonas e os produtos corporais determinam o desenvolvimento da celulite, acrescenta.

4º mito – Perder peso faz desaparecer a celulite: Se não está a ganhar músculo, não faz uma dieta com poucos hidratos de carbono e açúcar e não se mantém hidratado, a perda de peso só vai aumentar a celulite. “A melhor forma de a reduzir é fazendo aeróbica”, explica a nutricionista e personal trainer Shane Allen. “Esticar o tecido conjuntivo ajuda a ganhar elasticidade, o que diminui a celulite”.

5º mito – Cremes refirmantes ajudam a reduzir a celulite: “Não há nenhum estudo que mostre que o uso destes cremes traga qualquer melhoria”, lê-se na página da Mayo Clinic. O único produto que pode ter algum efeito é o que contém retinol: “Com o passar dos anos, [o produto] acaba por engrossar a pele, o que diminui a celulite”, explica Lucas.

6º mito – O bronzeado faz a celulite desaparecer: Aliás, apanhar sol só piora a celulite. Os raios ultravioleta ‘dão cabo’ do colagénio e das fibras elásticas, danificando a pele e tornando a celulite mais visível, explica a dermatologista Lisa Donofrio.

7º mito – Basta fazer um exercício físico específico para acabar com a celulite: Tonificar os músculos no geral ajudam a reduzir o efeito ‘casca de laranja’, mas não existe nenhum exercício físico específico para acabar com a celulite, explica Allen.