Indonésia. Encontrados destroços do ATR 42

Vários habitantes da região oriental da província indonésia de Papua afirmaram hoje ter encontrado os destroços do avião dado como desaparecido com 54 pessoas a bordo, disse uma fonte oficial.

Indonésia. Encontrados destroços do ATR 42

"O avião foi encontrado [por residentes]. Segundo os residentes, o avião despenhou-se contra uma montanha. Estamos atualmente a verificar as informações", afirmou o diretor-geral dos Transportes Aéreos do Ministério dos Transportes.

O avião da Trigana Air desapareceu hoje ao início do dia, durante um voo entre Jayapura, capital da província indonésia de Papua, na ilha da Nova Guiné, em direção a uma zona remota nas montanhas, ao sul.

Segundo informação oficial o avião contactou a torre de controlo de Oksibil 10 minutos antes da hora prevista para aterrar.

O ATR 42 da Trigana Air perdeu o contacto um pouco antes das 15:00 locais (07:00 em Lisboa), depois de descolar do aeroporto regional de Sentani, que serve a localidade de Jayapura, na província de Papua (sudeste da Indonésia), noticiou a agência de socorro e resgate, numa mensagem na rede social Twitter.

O avião transportava 44 adultos, cinco crianças e cinco membros da tripulação, num voo que deveria durar 45 minutos e com aterragem prevista em Oksibil para pouco depois das 15:00 locais. A aeronave deixou Jayapura cerca de meia hora antes de ser dada como desaparecida.

A Trigana Air é uma pequena companhia criada em 1991, que opera serviços domésticos para perto de 40 destinos na Indonésia.

Pequenas aeronaves são usadas com frequência para transportar pessoas para a zona montanhosa de Papua e o mau tempo já provocou vários acidentes nos últimos anos.

Lusa/SOL