Pequena erupção de um vulcão no Japão

O monte Sakurajima, situado no sudoeste do Japão, registou hoje uma pequena erupção após vários dias de alerta na zona perante o aumento da atividade sísmica em torno do vulcão.

Segundo informou hoje a Agência Meteorológica do Japão (JMA), uma das crateras do Sakurajima, situada junto à cidade de Kagoshima (ilha de Kyushu), registou uma pequena erupção pelas 03h13 (18h13 de terça-feira em Lisboa).

O organismo captou imagens da erupção graças a uma câmara de alta definição.

A agência elevou no passado dia 15 de agosto de 3 para 4, numa escala de 5, o seu nível de alerta para o Sakurajima, com 1.117 metros de altura, perante o aumento dos sismos vulcânicos, o que obrigou à deslocação de cerca de 70 pessoas que residem a três quilómetros de duas crateras.

O número de sismos em torno do Sakurajima tem diminuído nos últimos dias, mas a JMA acredita que a pressão na câmara de magma do vulcão é bastante alta, o que aumenta a possibilidade de que se produza uma "erupção de grande escala" nos próximos dias, explicou a agência em comunicado.

O vulcão está localizado a 50 quilómetros da central nuclear de Sendai, que foi reativada no passado dia 11 de agosto, após dois anos de apagão nuclear motivado pelo acidente causado na central de Fukushima devido ao sismo e tsunami que abalou o noroeste do país em março de 2011.

No entanto, a Kyushu Electric Power, operadora da central, já rejeitou que uma erupção de grande escala possa afetar o normal funcionamento da central.

Lusa/SOL