Horácio está a morrer e só deseja regressar a Portugal

Um emigrante português na Suíça, com um cancro terminal, está a gerar uma onda de solidariedade nas redes sociais. Várias pessoas estão a tentar ajudar a família a cumprir o seu único desejo: regressar Portugal.

Há três meses, foi diagnosticado um tumor cerebral maligno a Horácio Nunes, refere a página de Facebook criada pela sobrinha do emigrante.

“Quase sem dar tempo para acreditar em tudo o que estava a acontecer, os médicos informam que vão parar com os tratamentos de quimioterapia e que o vão transferir para uma clínica de cuidados paliativos”, pode ler-se.

Apesar de actualmente não conseguir comunicar, Horácio disse que “o seu maior desejo” era regressar a Portugal. Mas a família não tem dinheiro para cumprir com a sua vontade.

“Quando colocámos esta vontade aos médicos, logo nos disseram que teria que regressar num transporte especial. Um avião médico, com condições especiais, acompanhado por uma equipa médica. Transporte esse que custa a quantia exorbitante de 15 000 Francos!! [cerca de 14 mil euros] Dinheiro que a minha tia e a minha prima não têm!”

A sobrinha deixou então um apelo: “Venho, por este meio, apelar ao vosso coração, para que ajudem a trazer o meu tio para Portugal. Pode fazê-lo apenas com um euro, pois vários euros juntos podem fazer a diferença”. A jovem partilhou ainda um NIB de uma conta bancária, para a qual as pessoas podem transferir dinheiro.

Várias pessoas, incluindo figuras públicas, como a apresentadora Leonor Poeiras, partilharam esta página e dizem já ter transferido dinheiro para ajudar Horácio a regressar ao seu país.

A família já agradeceu esta onda de solidariedade. “Mais uma vez agradeço a onda de solidariedade e esperemos que esta onda se transforme, logo que possível, na realização do desejo do meu tio. É um caminho difícil, devido à exorbitância do valor, mas acredito que todos juntos vamos conseguir! Não há palavras para vos agradecer!”