GNR inicia operação de fiscalização a motociclos

Cerca de 1.200 militares da GNR iniciam hoje uma operação de fiscalização a motociclos, nas estradas do país com “maior intensidade” de tráfego destes veículos, e onde exista um “risco acrescido de acidente”, anunciou aquela força policial.

A operação "Moto" consiste no reforço da "fiscalização a motociclos, ciclomotores, triciclos e quadriciclos", tendo como objetivo "proporcionar aos utentes das vias uma maior segurança" e "sensibilizar os motociclistas para uma condução responsável".

Em comunicado, a GNR adianta que, no âmbito da operação, serão realizadas cerca de 500 ações em todo o país que vão envolver cerca de 1.200 militares de todos os Comandos Territoriais e da Unidade Nacional de Trânsito.

A GNR lembra que o envolvimento de motociclos em acidentes de viação resulta, na maior parte dos casos, em vítimas mortais ou em feridos graves.

"A maior parte dessas vítimas ocorre em cenário de despiste com colisões", alerta a GNR, que dá alguns conselhos para reduzir a sinistralidade rodoviária associada à condução destes veículos, como conduzir dentro dos limites de velocidade definidos por lei, sobretudo dentro das localidades.

Aconselha ainda os condutores a serem prudentes, a evitarem manobras perigosas e a usarem sempre capacete de proteção e roupa adequada.

Lusa/SOL