Portugal Surf Guide. 182 praias portuguesas dentro do seu bolso

O projecto começou como uma iniciativa de António Pedro de Sá Leal e Francisco Cipriano, que se propuseram realizar um guia exaustivo do surf português. A ideia culminou com o lançamento de um livro e de uma app complementar, em 2012. A aplicação encontra-se disponível gratuitamente para Android e iOS.

O objectivo final – tanto do livro como da apicação – é o de mostrar as melhores ondas, mas também o de disponibilizar informações úteis como localização, características da onda, locais onde é possível tomar uma refeição, dormir ou até mesmo aprender a surfar.

“Portugal tem mais de 800 km de costa, com um fluxo de ondulação atlântica constante que o torna num destino de surf de excelência”, dizem os autores do projecto em comunicado de imprensa.

A aplicação para smartphones, desenvolvida pela Webeffect, cobre actualmente cerca de 182 praias portuguesas, incluindo nas regiões autónomas. Ao todo já foi descarregada por utilizadores de 57 países diferentes, o que sublinha a existência de interesse turístico em relação à oferta de surf em Portugal.

Portugal Surf Guide no smartphone

A aplicação combina a oferta de informações úteis com uma vertente de promoção ao comércio local. Esta promoção pode ser feita através de ‘sponsors’, que se candidatam à vaga disponível em cada praia. No futuro, contudo, a aplicação poderá considerar abrir vagas adicionais.

As informações disponíveis sobre os locais de interesse incluem uma descrição do local, coordenadas GPS e uma galeria de imagens fotografadas por André Carvalho, fotógrafo em várias publicações ligadas ao surf.

Cada localização inclui informações adicionais sobre os principais elementos das ondas, incluindo detalhes sobre a sua consistência, tipo de onda e tipo de público naquela área. As praias encontram-se organizadas por região (Norte, Centro, Lisboa, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira) e incluem mapas para ilustrar as localizações.