Chegaram ao fim as negociações entre as duas Coreias

A Coreia do Sul e a Coreia do Norte concluíram na terça-feira (segunda-feira em Lisboa) uma maratona negocial para tentar travar o clima de tensão militar na península, divulgou a Presidência sul-coreana.

Chegaram ao fim as negociações entre as duas Coreias

As negociações na localidade fronteiriça de Panmunjom terminaram pouco antes da uma da manhã de terça-feira (17:00 de segunda-feira em Lisboa), estando prevista uma comunicação dentro de uma hora, segundo indicou o porta-voz da Casa Azul (residência presidencial sul-coreana).

Segundo informações divulgadas pela agência noticiosa sul-coreana Yonhap, citadas pela estação britânica BBC, as duas Coreias alcançaram um acordo para aliviar o clima de tensão militar sentido na península após uma série de incidentes fronteiriços.

Seul e Pyongyang tinham os respetivos contingentes militares em alerta depois de uma breve troca de tiros na zona fronteiriça na passada quinta-feira.

A Coreia do Norte ameaçou usar a força para acabar com a transmissão de propaganda por parte da Coreia do Sul.

As autoridades sul-coreanas começaram a transmitir os conteúdos de propaganda depois de dois soldados sul-coreanos terem ficado feridos na sequência de uma explosão de minas antipessoais, um incidente que Seul atribuiu ao regime de Pyongyang.

As duas Coreias iniciaram no passado sábado uma maratona negocial, com funcionários de alto nível, com vista a tentar evitar uma escalada da tensão na península.

Lusa/SOL