Romance de Harper Lee entre os novos títulos da Editorial Presença

A Editorial Presença vai publicar, até ao final do ano, 24 títulos, entre os quais os romances de Harper Lee e de Ken Follet, um ensaio sobre um campo nazi para mulheres, e “A longa estrada para casa”, de Saroo Brierley.

O romance de Harper Lee "Go set a watchman", no qual se encontram locais e personagens de "Mataram a cotovia", é publicado em outubro, três meses depois do lançamento do inédito da autora, nos países de língua inglesa, e a editora ainda não revelou o título em português.

O manuscrito de Harper Lee, atualmente com 88 anos, tinha sido dado como perdido, mas, no outono passado, a sua amiga Tonja Carter descobriu-o, apenso ao original datilografado de "Mataram a Cotovia", romance que valeu à escritora o Prémio Pulitzer, em 1960.

Desde julho, altura em que foi publicado nos países de língua inglesa, vendeu já 30 milhões de exemplares e está traduzido em mais de 40 línguas, segundo dados da editora portuguesa.

A publicação d'"A longa estrada para casa", de Saroo Brierley, que relata a perda de uma criança na Índia, que só encontra a família 25 anos depois, tinha sido anunciada para o passado dia 18 de agosto, mas "um problema com a impressão" levou ao adiamento, justificou à Lusa fonte da editora. A publicação está agora prevista para setembro.

"O homem de San Petersburg", do galês Ken Follet, autor de 65 anos com mais de 150 milhões de livros vendidos em todo o mundo, é editado em novembro e a ação da obra decorre no período que antecede a I Grande Guerra, em 1914, no jogo das alianças perante a iminência do conflito.

Na área do ensaio, em setembro é publicado "Se isto é uma mulher. Dentro de Ravensbruck — O campo de concentração nazi para mulheres", da historiadora Sarah Helm, que surge 70 anos após o final da II Guerra Mundial e a libertação dos campos nazis, e que conta com testemunhos de sobreviventes.

Também em setembro é publicado "Liderar com humildade. 10 lições de liderança do papa", de Jeffrey Krames, que "mostra como líderes e gestores podem adaptar esta filosofia nos seus locais de trabalho", segundo a editora.

Na ficção juvenil, da italiana Susanna Tamaro, autora de "Vai onde te leva o coração" e "O menino que não gostava de ler", que vendeu mais de 35 mil exemplares, é publicado, em setembro, "Salta, Bart!".

O romance de Charles Belfoure "The Paris architect", cuja ação narrativa decorre na capital francesa, em 1942, durante a ocupação nazi, é publicado em outubro.

A cidade australiana de Dungatar é o cenário "The dressmaker", romance de estreia de Rosalie Ham, de 60 anos, que foi já adaptado ao cinema, num filme protagonizado por Kate Winslet e Liam Hemsworthnos, a estrear a 10 de dezembro.

O desastre do navio baleeiro Essex, em 1823, que inspirou o romance "Moby Dick", de Herman Melville, serviu de base a "No coração do mar", de Nathaniel Philbrick, que é editado em novembro.

O segundo livro da série policial e de "suspense", Departamento Q, de Jussi Adler-Olsen, "Disgrace", sai também em novembro.

Outros destaques da Presença são "Lila", de Marilynne Robinson, "O capitalismo posto à prova", de Philip Kotler, "Estação onze", de Emily Mandel, "Maze Runner – Provas de Fogo", de James Dashner, "Apenas um dia", de Gayle Forman, "O livro sem bonecos", de B.J. Novaker, e "Anti diário", de David Sinden e Nikalas Catlow, todos a editar em setembro.

Em outubro é publicado "Histórias da Bíblia", de Mercè Segarra e Rosa M. Curto, e "O principezinho para os mais novos", de Antoine de Saint-Exupery. Ainda na área infantojuvenil, em novembro, sai "A minha vida fora de série", de Paula Pimenta.

Também em novembro está previsto a edição de "What I know for sure", de Oprah Winfrey, "The queen of tearling", de Erika Johansen, e "Gregor, the overland", de Suzanne Collins.

Na área infantojuvenil deverá sair o sexto título da coleção "João Porcalhão".

Lusa/SOL