Chinês mais rico perde tanto como a bolsa portuguesa na ‘segunda-feira negra’

O dia de ontem, marcado pela derrocada das bolsas, também terá sido negro para Wang Jianlin. O homem mais rico da China – e da Ásia – viu desaparecer da sua fortuna 3,6 mil milhões de dólares, ou seja, cerca de 3,2 mil milhões de euros.

Chinês mais rico perde tanto como a bolsa portuguesa na ‘segunda-feira negra’

Um homem só perdeu tanto como as principais empresas portuguesas cotadas em Lisboa. Ontem, o PSI-20 caiu 5,8%, o equivalente a 3,1 mil milhões de euros.

Segundo o índice de bilionários da Bloomberg, Wang Jianlin terá mesmo tido a maior perda entre os mais ricos do mundo, devido à desvalorização da praça de Xangai, que ontem fechou a recuar 8,5%. Foi o maior ‘trambolhão’ numa sessão diária desde 2007, naquela que foi, por isso, classificada de ‘segunda-feira negra’.

O fundador e presidente do grupo Dalian, um gigante chinês do imobiliário comercial, da hotelaria e da indústria do entretenimento, viu as suas posições nas várias subsidiárias da companhia desvalorizar 3 mil milhões de dólares (2,6 mil milhões de euros), por exemplo.

Ainda assim, Wang Jianlin, que também detém uma posição no Atlético de Madrid e quer construir uma mini-hollywood chinesa, continua a ter uma fortuna avaliada em 31,2 mil milhões de dólares (27,3 mil milhões de euros), de acordo com a Bloomberg.

Além do bilionário chinês, também outros magnatas perderam com o pânico de ontem nos mercados, como Bill Gates, Carlos Slim ou Amancio Ortega, o fundador da Inditex, que detém a Zara, cuja riqueza recuou 1,5 mil milhões.

Na sessão de hoje, a bolsa de Xangai fechou a perder 7,6%.