Jornalistas norte-americanos assassinados em directo [VÍDEO]

Dois repórteres do canal televisivo WDBJ, do estado norte-americano de Virgínia, foram mortos a tiro esta quarta-feira manhã durante uma transmissão em directo.

Na transmissão foi audível o momento em que o operador de câmara Adam Ward é atingido a tiro. É também visível o pânico de Alison Parker, de 24 anos, a jornalista que apresentava a reportagem, e que é atingida de seguida. Ambos tiveram morte imediata. Vicki Gardner, directora de uma Câmara de Comércio regional que estava a ser entrevistada, ficou ferida.

Durante breves momentos, a câmara filmou a cara do atirador. Segundo as autoridades, trata-se Vester L. Flanagan, um antigo funcionário do canal WDBJ, que também se apresenta nas redes sociais como Bryce Williams, e que tentou suicidar-se horas após o crime, tendo morrido mais tarde no hospital.

O suspeito tinha utilizado o Twitter para publicar imagens do crime e acusar uma das vítimas, a jornalista Alison Parker, de “racismo”. Não é claro o que terá acontecido entre estes dois antigos colegas de trabalho. Sabe-se no entanto que o indivíduo já tinha sido despedido de outra televisão por comportamento violento.

A conta do suspeito no Twitter foi suspensa de imediato.

Tanto Parker como Ward, o operador de câmara, mantinham relações com colegas da estação. Ward tinha pedido recentemente em casamento a produtora Melissa Ott.

Chris Hurst, namorado de Parker, expressou publicamente o seu pesar através do Twitter: “Tínhamos acabado de começar a viver juntos. Estou sem reacção. (…) Estivemos juntos quase nove meses. Foram os melhores nove meses das nossas vidas. Queríamos casar. Tínhamos acabado de celebrar o seu 24.º aniversário”.