Hungria interceta número recorde de imigrantes indocumentados num só dia

A polícia da Hungria intercetou, esta quarta-feira, 3.241 pessoas, incluindo 700 menores, após terem cruzado a fronteira ilegalmente a partir da Sérvia, um número recorde de entrada no país num único dia, informaram as forças de segurança.

Hungria interceta número recorde de imigrantes indocumentados num só dia

Este elevado número deve-se ao facto de os 7.000 refugiados que no passado fim-de-semana passaram da Macedónia para Sérvia terem chegado já à fronteira húngara.

À semelhança de semanas anteriores, os recém-chegados provêm, na sua maioria, de países em conflito, como a Síria, Afeganistão e Paquistão, e aspiram requerer asilo num país da União Europeia (UE).

Desde o início do ano mais de 130 mil refugiados entraram na Hungria, apesar de a maioria abandonar o país pouco tempo depois, seguindo rumo a Estados europeus mais ricos, como Alemanha e a Áustria.

Entretanto, o governo de Budapeste, que está a concluir a instalação de uma vedação de 175 quilómetros ao longo da sua fronteira com a Sérvia, anunciou, esta quarta-feira, que vai mobilizar mais de 2.000 polícias para reforçar a defesa das suas fronteiras, estando em cima da mesa a possibilidade de recorrer ao exército.

Essa foi pelo menos a intenção manifestada na quarta-feira pelo partido no poder na Hungria com vista a travar o afluxo de migrantes.

O governo quer "possibilitar o recurso ao exército em tarefas relacionadas com a defesa da fronteira e com a migração", disse o deputado e vice-presidente da comissão parlamentar de Segurança Nacional, Szilard Nemeth, do partido Fidesz, no poder.

O plano deverá ser votado em sessão extraordinária do parlamento na próxima semana, segundo o mesmo responsável.

A Áustria acolhe hoje uma cimeira regional dos Balcãs, centrada na crise dos refugiados, na qual participam, entre outros líderes, a chanceler alemã, Angela Merkel.

Lusa/SOL