Mundiais atletismo. Ana Cabecinha ‘felicíssima’ com 4.º lugar nos 20 km marcha

A portuguesa Ana Cabecinha ficou “felicíssima” com o quarto lugar conseguido hoje nos 20 quilómetros marcha dos Mundiais de atletismo, em Pequim, onde Vera Santos foi 21.ª e Inês Henriques 23.ª.

Mundiais atletismo. Ana Cabecinha ‘felicíssima’ com 4.º lugar nos 20 km marcha

"Foi muito acima das minhas expectativas. Eu nunca pensei: sabia que tinha treinado bem, que tinha chegado aqui sem problemas físicos. Mas, nunca pensei no quarto lugar. Pensei sim no sexto, sétimo, oitavo", disse à agência Lusa Ana Cabecinha, após percorrer os 20 quilómetros da prova em 1:29.29 horas.

A recordista lusa (1:27.46 horas) esteve sempre no pelotão da frente, e a meio da prova aparecia em oitavo lugar, a 40 segundos do primeiro.

Na segunda metade, Ana Cabecinha confirmou o estatuto de atleta com capacidades para lutar pela ida ao pódio, melhorando, progressivamente, até acabar a menos de um segundo da terceira classificada, a ucraniana Lyudmyla Olyanovska (1:28.13 horas).

"É a tal sensação de não arriscar mais cedo. Mas estou consciente que arrisquei na altura certa. Este quarto lugar é a minha melhor classificação em mundiais; só posso estar feliz", frisou.

Agora, a fundista de 31 anos diz que encara os Jogos Olímpicos do Rio2016 com "outra mentalidade": "Vamos treinar melhor do que este ano para chegar aos Jogos nas melhores condições e lutar pelo melhor resultado possível. Claro: Jogos é Jogos".

Ana Cabecinha ficou a um minuto e 44 segundos da primeira classificada, a chinesa Liu Hong (1:27.45 horas), que registou exatamente o mesmo tempo que a sua compatriota e medalha de prata, Xiuzhi Lu.

Vera Santos, que terminou em 21.º lugar, com 1:34.01 horas, ficou aquém das suas expectativas.

"Claro que queria mais. O objetivo era ficar nas dezasseis primeiras, mas a partir do tiro de partida, e nas primeiras voltas, senti que ia ser uma competição muito dura: estava muito quente, muita humidade. O mais importante era, se não consigo andar mais rápido, o objetivo é terminar e conseguir-me superar. Foi o que eu consegui fazer hoje", explicou à Lusa.

Depois de no ano passado ter falhado os Europeus de Zurique, devido a lesão, e só ter recomeçado a treinar em fevereiro, a atleta de 35 anos diz que a prova de hoje é "um ponto para estar em grande forma no próximo ano".

"O meu objetivo é preparar-me e conseguir estar ao nível que estava no ano passado durante a Taça do Mundo", disse, já a pensar nos Jogos Olímpicos.

Inês Henriques, que se ficou pelo 23.º lugar com 1:34.47 horas, diz que o resultado "foi mau".

"Estava bem, mas depois comecei a ficar contraída, e não me conseguia descontrair. Não consegui reagir", explicou a atleta à Lusa.

Para a fundista portuguesa, o resultado de hoje não reflete as suas reais capacidades: "Estava em condições físicas para fazer bem melhor. Isto não é o meu valor, sem dúvida nenhuma".

Dezasseis atletas portugueses participam nos Mundiais de Atletismo que decorrem até 30 de agosto no Ninho do Pássaro, o estádio que acolheu os Jogos Olímpicos Pequim2008.

Lusa/SOL