Sentimento económico recua este mês em Portugal

O indicador de sentimento económico do Eurostat subiu na zona euro e na União Europeia (UE) em agosto, face a julho, e recuou em Portugal, divulgou hoje a Comissão Europeia.

Segundo este indicador calculado pela Direção-Geral dos Assuntos Económicos e Financeiros da Comissão Europeia e que mede a confiança e as expectativas dos consumidores e empresas quanto à economia, o sentimento económico aumentou 0,2 pontos entre julho e agosto na zona euro (para 104,2) e 0,4 pontos no total dos 28 países da UE (para 107,0).

Na zona euro, a melhoria deveu-se a um aumento da confiança nos setores da construção, serviços e comércio de retalho, tendência seguida na UE.

Em Portugal, o indicador recuou em agosto 1,5 pontos (para os 103,4), face a julho.

Entre as maiores economias que partilham a moeda única, o sentimento económico aumentou na Espanha (1,7 pontos) e em França (0,9 pontos), tendo caído na Itália (-0,6 pontos), na Holanda (-0,3) e na Alemanha (-0,2).

Quanto ao indicador que mede o clima de negócios, em agosto, recuou 0,20 pontos na zona euro para 0,21, na comparação com julho.

Neste caso, a Comissão Europeia não divulga dados por Estados-membros, mas sustenta que a quebra se deve a uma avaliação negativa dos empresários do histórico de produção e da carteira de exportações e de encomendas totais.

Já no que toca às expectativas de produção, a avaliação empresarial manteve-se inalterada.

Lusa/SOL