Estação ferroviária de Budapeste encerrada após saída de milhares de migrantes

A estação ferroviária de Keleti, em Budapeste, na Hungria, de onde partiram na segunda-feira várias centenas de migrantes rumo à Áustria e à Alemanha, foi encerrada hoje, informou a empresa de transporte BKK na rede social Facebook.

Estação ferroviária de Budapeste encerrada após saída de milhares de migrantes

Desde as 09h00 locais (08h00 em Lisboa) não partem nem chegam comboios à estação, onde, segundo a agência de notícias MTI, se registou anteriormente uma situação caótica com centenas de migrantes que tentavam aceder aos comboios que partiam para a Áustria ou para a Alemanha.

Esta manhã, a polícia impediu primeiro o acesso aos cais de embarque e depois acabou por encerrar a estação, uma operação que durou uma hora, segundo o portal "hvg".

Muitos migrantes estão há semana acampados em Keleti e têm exigido que os deixem continuar viagem para destinos como a Alemanha ou países escandinavos. Na segunda-feira, cerca de 2.000 conseguiram apanhar dois comboios quando a polícia se retirou do local.

Hoje, depois de perceber que o acesso aos cais de embarque estava interdito, cerca de 200 pessoas protestaram gritando "Alemanha, Alemanha".

Os migrantes que permaneciam noutras zonas de trânsito da cidade foram na segunda-feira à noite para Keleti para tentarem entrar nos comboios.

A polícia austríaca estimou hoje que mais de 3.650 imigrantes passaram na segunda-feira pela estação Oeste de Viena (Westbahnhof) a caminho da Alemanha.

A Hungria, que faz parte do espaço de livre-trânsito comunitário Schengen, referiu que desde o início do ano chegaram mais de 15.000 imigrantes ao seu território.

Para tentar travar a entrada de imigrantes, a Hungria terminou no sábado a construção de uma vala de arame farpado com um metro e meio de altura e 175 quilómetros de extensão na fronteira com a Sérvia, e está a construir outra, que terá quatro metros de altura e que deverá estar concluída em novembro.

Lusa/SOL