Furacão Fred desalojou 50 famílias em Cabo Verde e causou estragos em todo o país

O primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, disse hoje que a passagem do furacão Fred pelo arquipélago deixou cerca de 50 famílias desalojadas e causou estragos em estradas, portos e aeroportos.

Segundo o primeiro-ministro cabo-verdiano, terão ficado desalojadas "cerca de 50 a 60 famílias em todas as ilhas", devido à passagem do furacão, que entretanto passou a tempestade tropical e se afastou do arquipélago.

José Maria Neves, que falava aos jornalistas em conferência de imprensa após uma reunião interministerial para fazer uma primeira avaliação dos efeitos do furacão em Cabo Verde, adiantou que o Governo está a acompanhar a situação destas famílias.

"Das famílias que estão em escolas porque as suas casas são mais precárias, algumas regressarão às suas casas que não foram danificadas e as situações mais críticas terão respostas imediatas do Governo para apoiar no arrendamento de uma casa ou na reabilitação das suas casas", disse José Maria Neves.

O primeiro-ministro, que disse não ter uma estimativa financeira dos prejuízos causados pelo furacão, adiantou que a chuva e o vento forte causaram estragos em todas as ilhas.

"Há alguns estragos e infraestruturas danificadas, particularmente nas ilhas do Sal e da Boavista, que foram as mais atingidas, mas há problemas um pouco por todo do país", disse.

José Maria Neves destacou a destruição do pontão de Santa Maria e a existência de danos no aeroporto, na ilha do Sal, bem como os estragos no aeroporto da Boavista.

 Deu conta ainda, a nível global, dos danos registados em várias estradas e habitações, além de cortes de energia e dificuldades nas comunicações.

O primeiro-ministro congratulou-se com o facto de não ter havido vítimas e adiantou que nos próximos dias ele próprio e vários ministros do seu Governo estarão no terreno a avaliar os estragos e as intervenções necessárias.

"Felizmente não há perdas humanas, apenas estragos materiais", disse José Maria Neves, elogiando a resposta da Proteção Civil à situação.

Nos próximos dias, disse, será também feita uma avaliação técnica a todas as infraestruturas portuárias e às estradas para perceber as intervenções necessárias.

O primeiro-ministro adiantou que todos os aeroportos do arquipélago estão já a funcionar e que estão a ser tomadas todas as medidas para repor a navegação marítima.

Em curso estão também, segundo o chefe do Governo, ações para repor a acessibilidade de todas as praias, particularmente nas ilhas turísticas.

José Maria Neves garantiu ainda que o Governo está a trabalhar e "mobilizará recursos para repor a normalidade no país".

O furacão Fred, que na segunda-feira atingiu Cabo Verde, obrigou ao encerramento dos aeroportos das ilhas de São Vicente, São Nicolau, Sal e Boavista para operações domésticas.

A Proteção Civil colocou o país em alerta, aconselhando a população a manter-se em casa e afastada de locais de risco.

Lusa/SOL