Mulher de Costa faz campanha

Mulher de Costa ou Fernanda Tadeu? A mulher de António Costa, Fernanda Tadeu, não gosta da referência ao facto de ser a mulher do líder do PS mas tem-no acompanhado em diversos momentos da carreira política e promete agora participar activamente na campanha eleitoral. 

É habitual em campanhas legislativas que as mulheres dos candidatos os acompanhem. São um activo político muitas vezes precioso para humanizar o candidato a primeiro-ministro e demonstrar a estabilidade e confiança pretendidas. Confiança é, aliás, a palavra-chave no PS e também a escolhida pelo Facebook oficial do candidato para se referir ao casamento de 28 anos com Fernanda: “Uma história de confiança!” é o título de uma foto de António Costa com Fernanda Tadeu que gerou polémica nas redes sociais.

“Uma história de confiança! António Costa e Fernanda Tadeu casaram há 28 anos. Não houve festa mas sim um hambúrguer rápido no Abracadabra na Rua do Ouro com os padrinhos Diogo e Teresa Machado, antes de seguirem para Veneza em lua-de-mel. António sempre soube gerir a sua vida pessoal e profissional e Fernanda tem sido o seu maior apoio”, pode ler-se no Facebook oficial “Costa 2015”. Muitos foram os comentários críticos e de gozo para com o tom do post colocado ontem. A fotografia ficou indisponível algumas horas mas voltou a ficar online com uma nota a justificar que se tratou de “questões técnicas”.

Mas não é só no Facebook que Fernanda Tadeu dá a cara para apoiar o marido. A mulher de António Costa é a capa do jornal de campanha do PS de Agosto, onde dá uma entrevista alargada. É aí que Fernanda Tadeu confessa: “Eu não quero ser a mulher de ninguém. Chamo-me Fernanda Tadeu, tenho uma identidade. Para além disso orgulho-me muito do meu marido e confio em absoluto nele!”

Fernanda diz que a família é unida e que tanto ela como os dois filhos vão fazer campanha. “Não consigo ir todos os dias. Irei participar em alguns momentos e nos eventos mais significativos”, afirma. “Esta família tem um lema: “Um por todos e todos por um”! Quando algum precisa, estamos lá todos”, acrescenta.

É também a própria a admitir que se quis dar a conhecer como forma de ajudar a “humanizar” António Costa. “Porque este é um momento importante. E

também porque esta é uma forma de nos darmos a conhecer, de nos humanizar. Eu já ouvi dizer muitas coisas sobre mim. As pessoas não me conhecem e fantasiam. Portanto, acho que é preferível que saibam como eu sou. Sou igual a toda a gente, sou uma cidadã comum, não tenho tido uma vida fácil como a maior parte das pessoas não tem. Esta é a minha vida, está exposta, é a vida de uma mulher comum”, disse ao jornal de campanha socialista.

Para ajudar à “humanização” do candidato, Fernanda falou sobre os passatempos e gostos mais pessoais do líder do PS. Entre eles o gosto para a cozinha: entre as especialidades de Costa está o lombo Wellington, terrines e muqueca de camarão.

Revela que o tempo a dois é “precioso” e que gostam de conversar e fazer caminhadas. “Uma das nossas preferidas é atravessar as praias entre o Magoito e a praia da Aguda, sobretudo no inverno. Também gostamos muito de ir ao cinema. Quando ele tem tempo, às vezes fazemos sessões contínuas e vemos dois filmes seguidos”, conta. 

sonia.cerdeira@sol.pt