Pedro Camacho novo diretor da Lusa

Pedro Camacho, ex-diretor da revista Visão, é o jornalista apontado para substituir Fernando Paula Brito na direção de informação da agência Lusa, apurou o SOL.

A administração da empresa, que pertence maioritariamente ao Estado, já reuniu com o conselho de redação e pediu parecer para avançar com a nomeação de Pedro Camacho, que foi jornalista do Público e do DN, antes de dirigir a Visão. Em comunicado, o conselho de redação da Lusa diz que lhe foi colocado o nome e que “dará parecer posteriormente”.

A direção de informação da Lusa demitiu-se, depois de o Conselho de Administração da agência ter decidido afastar o diretor de informação, Fernando Paula Brito, em funções desde 2011. Numa nota à redação, Fernando Paula Brito explica que o Conselho de Administração da Lusa, através da sua presidente, Teresa Marques, o informou da sua "decisão de realizar uma alteração na estrutura da Lusa que inclui a mudança do diretor de informação". Na sequência desta decisão, os diretores adjuntos — Nuno Simas e Ricardo Jorge Pinto, também em funções desde 2011 — apresentaram também a sua demissão "solidariamente", o que representa a saída de funções de toda a direção de informação.

Demissão à beira de eleições

A Lusa pertence maioritariamente ao Estado, pertencendo o resto do capital a privados, entre os quais os grupos Global Media e Impresa.

O timing escolhido para a mudança de direção da agência – falta um mês para as eleições legislativas – está a causar estranheza na redação. Além disso, Fernando Paula Brito foi demitido após ter regressado de férias, esta segunda-feira.

Fernando Paula Brito diz que se manterá em funções até 04 de outubro. "Orgulho-me de ter coordenado o trabalho de uma direção e de uma equipa de jornalistas, e de, juntos, termos feito um trabalho seguindo critérios de isenção, rigor, independência e respeito pelo pluralismo", refere na nota à redação.

A demissão e a nomeação de novas chefias da Lusa terão de ser apreciadas pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.