Ilhas do Pacífico querem indemnizações por alterações climáticas

O Fundo de Desenvolvimento das Ilhas do Pacífico vai pedir aos principais emissores de gases de efeito estufa que indemnizem os países insulares afetados pelas alterações climáticas, informa hoje a imprensa local.

Os líderes e representantes deste fundo regional concordaram incluir este pedido na declaração final do encontro de três dias, que hoje termina nas Fiji, ainda que não tenham sido fixados critérios nem metodologia, segundo o jornal Fiji Times.

O secretário-geral interino do fundo, Amena Yauvoli, justificou as indemnizações argumentando que as ações dos países mais poluidores são contrárias à convenção da ONU contra as alterações climáticas.

"Nós contribuímos com menos [gases], mas somos nós que enfrentamos todos os danos das alterações climáticas. Por isso concordamos com indemnizações em termos de imigração e danos e prejuízos em consequência das alterações climáticas", disse Yauvoli.

A enviada especial da ONU para as Alterações Climáticas, Mary Robinson, disse que no domingo e na segunda-feira irá realizar-se uma reunião ministerial informal em Paris para tratar especificamente do aspeto financeiro.

"Noutras palavras, [vai discutir-se a] implementação, adaptação, os danos e prejuízos que são de vital importância para as pessoas do Pacífico e outras ilhas pequenas", disse Robinson, citada pelo jornal.

Para mitigar os efeitos das alterações climáticas foi criado, há quatro anos, o Fundo Verde do Clima, que deverá contar com cerca de 100.000 milhões de dólares a partir de 2020, valor destinado a apoiar os países mais vulneráveis.

Lusa/SOL