Huawei Mate S – ‘gigante’ em características

A Huawei desfez os rumores e deu a conhecer o seu novo smartphone topo de gama, o Mate S. Com o estatuto de flagship da marca foi merecedor de uma apresentação honrosa, centrada na conectividade, criatividade e inspiração. E colocou a fasquia bem alta.

Em termos de hardware e desempenho, a Huawei dotou o Mate S do melhor: o processador próprio Chipset Kirin 935 64-bit Octa-Core com clock máximo em 2,2GHz, uma GPU Mali-T628 MP4, 3GB de RAM e capacidade de 32, 64 ou um muito exclusivo 128Gb de armazenamento interno​.

Não são estes dados que surpreendem, mas sim a atenção ao design, na ergonomia e na escolha de tecnologia  que realmente se usa. 

O corpo é agora uma única estrutura, denominada unibody e construída em alumínio. A traseira ligeiramente curvada acaba em laterais finas (2,65mm ) e recortadas. A simplicidade e o desenho apenas são quebrados por três listras, uma solução para as antenas dissimuladas no design. Tem até um pouco de peso mas, ao manusear, ajuda ao grip e sente-se um dispositivo confortável.  Ainda na parte traseira encontramos a câmara fotográfica e a nova versão do Fingerprint Sense 2.0. Se o anterior modelo foi galardoado como o melhor sensor de impressão digital, este novo renova-se com funções. Possibilita fazer scroll num site, slide na aplicação das fotos ou tirar selfies. Um só sensor, mas mais possibilidades. 

Depois há o ecrã AMODLED FullHD, que com 5,5’’ e 401ppi, apresenta um detalhe, e cor, muito acima da média. E numa ‘farpa’ para o mercado, a marca foi pioneira dotando-o de tecnologia Force Touch, pena ser só na versão topo, o de 128GB. Esta tecnologia permite ao utilizador diferentes ações, ou opções apenas com a pressão exercida com o dedo no ecrã. Exemplo disso é fazer zoom nas fotografias, sites ou pasme-se, pesar alimentos ou pequenas coisas.

Outra interessante novidade é a tecnologia Knuckle Control 2.0, que através do nó do dedo permite desenhar no ecrã a inicial da aplicação que pretendemos. E ela abre. Se desenharmos um C, abre a aplicação da câmara fotográfica, um M a música e por aí adiante. Esta possibilidade pode ser personalizada e acrescentada, à medida que temos mais aplicações. 

Na parte fotográfica esta tecnologia também acrescenta novidades. Se anteriormente utilizava-mos o nó do dedo para fazer um corte, crop numa imagem, nesta evolução permite desenhar formas. Podemos escolher a foto e desenhar uma bola, um coração, uma estrela, algo para servir de guia de corte. 

A câmara fotográfica traseira possui 13mp e utiliza um sensor RGBW, processador independente de imagem, sistema OIS de estabilização, lente com abertura de f/2.0 protegida por safira e flash Dual color-temp LED. Tem disponível também o modo Profissional que mais do que ajustar os valores ISO, permite ao utilizador controlar a exposição, abertura, ponto de foco e etc. 

A câmara frontal também 'sofreu' e agora conta com sensor de 8mp, nova abertura e algoritmo de modo a optimizar a cor e detalhes das selfies.

E para quem não descura a impressão da fotografia, a marca adoptou certificados com as mais importantes marcas de impressoras, bastando emparelhar e imprimir via wifi, tudo sem fios.

Numa vertente mais empresarial e virado para o campo da videoconferência​, este smartphone possui três microfones incorporados  que capta o som de toda a sala. Possibilita escolher o lado, ou a pessoa, que queremos ouvir. Ele capta apenas de um microfone (e para onde está virado) no modo Padrão, 180º em Entrevista e no modo Reunião capta a 360º. Do outro lado podemos escolher o lado ou que queremos ouvir, bastando tocar do lado que pretendemos.  

Como outras características destacamos o ser water resistant, o mesmo que dizer à prova de água, não emersão, mas resiste à chuva e uma sui generis porta para cartão SIM, que agora tem a dupla função de albergar o  cartão 4G e o microSD…ou dois SIM. A opção cabe ao utilizador.

Os acessórios foram alvo de renovações, como os auscultadores que albergam agora tecnologia de redução de ruído para optimizar o som, além de um novo desenho e material, metal. 

Esta disponível em quatro cores:  titanium grey e mystique champagne (cinzento e champanhe)  para as versões de 32gb, e prestige gold e coral pink (rosa ou dourado) nas versões 64GB. 

Estará em pré reserva a partir de 15 de setembro e o preço é de 649 para a versão 32gb e 699 para a versão de 64gb.

oscar.rocha@sol.pt