Politica

Jerónimo. ‘Todos são bem-vindos’ à festa dos ‘mil espelhos’

O secretário-geral do PCP reafirmou hoje que "todos são bem-vindos" à Festa do "Avante!", considerando-a o evento "dos mil espelhos", dada a diversidade da oferta cultural, no segundo dos três dias da 39.ª edição.

Jerónimo de Sousa visitou a bienal de artes plásticas da Quinta da Atalaia, Seixal, este ano com particular atenção à arte urbana, nomeadamente os "graffiti", e vincou a abrangência da organização, num dia em que várias fontes afirmaram à Lusa que o antigo líder do PSD e potencial candidato à Presidência da República Marcelo Rebelo de Sousa, como já fez em anos anteriores, pode visitar o recinto.

"Todos são bem-vindos à festa. Quem vier por bem, encontrará aqui hospitalidade, uma boa receção. Nem fazemos questão de estar a explicar o que é a Festa do 'Avante!'. Vejam, falem, oiçam, observem e tirem conclusões", afirmara o líder comunista, após visitar a exposição artística.

Segundo Jerónimo de Sousa, "estão (na festa) muitos milhares de pessoas que não são do partido, não são da CDU e que, por uma razão ou por outra muito diversa, vêm à festa e ficam 'amigos da festa'".

"Cada traço, muitas vezes, é um grito, uma expressão de um sentir. A evolução é a tendência clara, verificando os painéis, os quadros, de crítica social, aliás muito influenciada porque eles trabalham muito nos bairros sociais, com problemas diversos de pobreza, tensão social, racismo, xenofobia", continuou, referindo-se à arte urbana.

Para o secretário-geral do PCP, "são os tais mil espelhos que esta festa coloca", aumentando "a confiança para participar na batalha que aí vem", as eleições legislativas de 04 de outubro.

Lusa/SOL