Juiz com cancro recebe oferta de homem condenado a 25 anos de prisão

Em abril, foi diagnosticado a um juiz do estado da Carolina do Norte (EUA) um tumor no sangue. Para se curar, precisa de um transplante de medula, mas longe estava ele de imaginar que um homem que ajudou a condenar a uma pena de prisão ia oferecer-se para tal. 

Carl Fox era advogado do Ministério Público quando Charles Alston, de 62 anos, foi condenado a 25 anos de prisão por assalto à mão armada, refere o Huffington Post, que cita o canal de televisão WRAL.

Alston escreveu ao juiz, no passado mês de Julho, a ‘oferecer’ a sua medula óssea para tentar salvá-lo. “Não tenho qualquer ódio ou animosidade para consigo… Sei que precisa de um dador compatível de medula óssea. Eu posso ser ou não ser compatível, mas estou disposto a fazer o sacrifício caso seja necessário”, pode ler-se na carta.

O condenado acredita que Fox também o salvou quando o pôs na prisão. “Eu odiava o juiz por me ter dado uma sentença tão pesada, mas vou muitas vezes à igreja e encontrei Deus. Pensei que se pudesse fazer algo por outra pessoa, fá-lo-ia”, afirmou Alston.

Os prisioneiros, porém, não estão autorizados a estar na lista de dadores de medula pelo risco de transmitirem infeções, logo o condenado não poderá doar medula ao juiz.

Ainda assim, Carl Fox mostrou-se comovido com esta oferta. “Ele tinha todas as razões para estar irritado comigo, tendo em conta o sítio onde está e a sua sentença. A sua atitude significa ainda mais para mim, dadas as circunstâncias”, afirmou.