Norte-americanos estão a dar nomes de armas aos filhos

Se é porque querem dar um nome mais intimidante aos filhos ou porque gostam da sonoridade da palavra, não se sabe. Mas a verdade é que existem cada vez mais norte-americanos a dar nomes de armas às suas crianças, segundo um inquérito online citado pelo Independent.

Danger (perigo), Arrow (seta), Rebel (rebelde), Pistol (pistola) e Arson (fogo posto) são os nomes de várias crianças norte-americanas.

O nome mais popular, segundo o mesmo inquérito, é Gunner (artilheiro) – mais de 1500 bebés nascidos no ano passado têm este nome, colocando-o no top 200 dos nomes dados a rapazes nos EUA.

Apesar da constante violência e do problema em torno do porte de armas, existem cada vez mais nomes ligados a estes objetos nos Estados Unidos. Trigger (gatilho), Shooter (atirador) e Caliber (calibre) são alguns dos novos nomes dados a rapazes. Para as raparigas, existe o nome Saber (sabre).

Para além disso, há também quem comece a dar o nome de empresas de fabrico de armas, como Barrett, Remington, Kimber e Ruger.

Nomes que já se usavam há mais anos – como Lance (lança), Archer (arqueiro) e Hunter (caçador) – estão cada vez mais na moda, tal como Arrow (seta) para rapariga.

Há também quem opte por nomes de figurantes ‘intimidantes’, como Rocky, Rambo, Clint (Eastwood) e Sylvester (Stallone).

joana.alves@sol.pt