Ilha grega de Lesbos ‘à beira da explosão’

O ministro grego para a política migratória, Iannis Moualas, alertou hoje para uma situação “à beira da explosão” na ilha de Lesbos, leste do Mar Egeu, devido à concentração de “entre 15 mil a 17 mil refugiados”. 

Ilha grega de Lesbos ‘à beira da explosão’

"A situação está verdadeiramente à beira da explosão na ilha" de 85 mil habitantes, e que se tornou numa das primeiras etapas do périplo europeu de dezenas de milhares de refugiados e migrantes que fugiram dos conflitos e da pobreza no Médio Oriente, Ásia e África, afirmou o ministro em declarações à rádio To Vima.

Iannis Moualas referiu que vai ser aberto nos próximos dias um segundo ponto de partida na localidade piscatória de Sygri, e disse aguardar por "claros sinais de melhoria da situação" para breve. 

Polícia e migrantes de diversas nacionalidades têm-se envolvido em confrontos esporádicos em Lesbos, devido aos atrasos no processo de registo pessoal que os ajudará a viajar para outros países europeus. 

Neste aspeto, a prioridade tem sido fornecida aos refugiados sírios, originando tensões com outros migrantes, forçados a uma longa espera na ilha.

Mais de 230 mil pessoas desembarcaram na Grécia desde o início de 2015, na larga maioria provenientes das costas turcas nas proximidades, com os números a aumentarem nas últimas semanas devido ao bom tempo proporcionado pelos meses de verão.

Lusa/SOL