Garcia Pereira diz que Sócrates é vítima da extrema-direita

O cabeça-de-lista do PCTP/MRPP por Lisboa considera que a detenção de José Sócrates é “totalmente injustificada” e acusa a Justiça de estar ao “serviço da extrema-direita”, ao comentar os desenvolvimentos do caso que envolve o antigo primeiro-ministro socialista.

Garcia Pereira diz que Sócrates é vítima da extrema-direita

"José Sócrates foi um dos piores primeiros-ministros de Portugal e um dos responsáveis pela situação financeira e económica do país, mas a sua prisão preventiva, as circunstâncias em que foi feita e a chamada a imprensa para a filmar, a contínua violação do segredo de justiça e a tentativa de imposição de uma medida de coacção como a tornozeleira [pulseira electrónica], representa que temos uma justiça criminal completamente ao serviço da extrema-direita", criticou o advogado Garcia Pereira.

“Essa prisão é totalmente injustificada. É um tema tabu, visto que não se explica porque, depois de se tentar impor a tornozeleira e da justa recusa em a colocar [por parte do arguido], se acaba por determinar a libertação", sublinha, acrescentando que a Justiça "arquiva ou absolve em casos como o Portucale, dos submarinos e contrapartidas, viaturas [blindadas] Pandur, da dívida pública da Madeira", por exemplo, e, "quando se trata de arguidos da esquerda, mesmo que da esquerda formal, actua da forma que actua".

José Sócrates esteve deitdo no Estabeleciemnto Prisional de Évora desde Novembro de 2014 e está desde sexta-feira em prisão domiciliária, em Lisboa. O ex-primeiro-ministro socialista foi indiciado por fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção passiva para acto ilícito.

sofia.rainho@sol.pt