Seguristas visitaram Sócrates em casa

Os deputados socialistas José Junqueiro e Mota Andrade visitaram juntos José Sócrates em casa, esta tarde. Ambos foram notícia em Julho por terem ficado fora das listas de candidatos às legislativas elaboradas por António Costa. Ambos têm ainda em comum o facto de terem sido dos principais nomes do ‘aparelho’ do PS de António José…

Seguristas visitaram Sócrates em casa

Mota Andrade, presidente da distrital de Bragança do PS, não aceitou ficar num lugar abaixo de cabeça de lista pelo distrito, pelo que acabou por ficar fora. Em número um por Bragança, o líder socialista colocou um membro da sua direcção, Jorge Gomes.

A exclusão de José Junqueiro, um dos principais dirigentes socialistas de Viseu, ex-presidente da respectiva distrital, também surpreendeu e foi vista como um sinal de falta de confiança política da actual liderança do PS na ala “segurista”. No entanto, António Costa colocou em número um da lista de Viseu um apoiante do anterior secretário-geral. Junqueiro, porém, ficou mesmo de fora.

Antes de terem sido apoiantes de Seguro, os dois deputados foram homens próximos de José Sócrates. Em Bragança, Mota Andrade é o homem forte do ‘aparelho’ socialista, desde o socratismo, enquanto Junqueiro, além da sua influência em Viseu, foi também secretário de Estado da Adminsitração Local no primeiro governo de José Sócrates.

manuel.a.magalhaes@sol.pt