Séries: abriu a temporada

O arranque do ano escolar é também, em Portugal, o tempo da renovação e da estreia de séries. E neste mês de setembro, que antecede a chegada ao país do canal de televisão por streaming (via internet) Netflix, a oferta de séries de qualidade vindas dos Estados Unidos parece ser maior do que nunca. A…

A quinta temporada de Segurança Nacional(Homeland) começa na FOX a 8 de outubro, quatro dias apenas após estrear nos EUA. E nessa altura já saberemos se a série e a protagonista, Claire Danes, receberam os Emmys que esperavam. Um dos cabeças de cartaz do canal, The Walkind Dead, estará no ar a 12 de outubro, 24 horas depois da estreia norte-americana, uma decisão que procura fazer frente à pirataria.

Na FOXLife, as séries de Shonda Rhimes, Scandal e a Anatomia de Grey ( já sem o dr. Derek), estreiam as duas no mesmo dia: 7 de outubro. A série da britânica ITV, Downton Abbey – uma das poucas produções a conseguir furar o monopólio televisivo norte-americano – estreia a 6 de novembro, data calculada para no dia de Natal os Crawley e companhia se despedirem dos espectadores, como é costume. Mas, desta vez, é mesmo o fim. A TV Series, que arrancou a 1 de setembro a parceria com a HBO, terá cerca de 60% dos seus conteúdos fornecidos pela produtora norte-americana, considerada uma das maiores fábricas de séries de qualidade do mundo.

A parceria em Portugal segue a estratégia do canal da Time Warner de se associar a canais já implantados em vários países do mundo, como é o caso da Sky Atlantic no Reino Unido, Sky Deutschland na Alemanha, YES Oh em Israel ou da SoHo na Nova Zelândia.

J. K. Rowling para adultos

Pedro Vaz Marques, responsável pela comunicação do TV Series, refere que a parceria significa que «todas as séries produzidas pela HBO passam a estrear em exclusivo no TV Series».

Exceção é a Guerra dos Tronos, comprometida com o canal Syfy também para a próxima temporada, a sexta, ainda em gravações. Porém, a TV Series vai transmitir as três primeiras temporadas deste que é o maior blockbuster da HBO. O primeiro episódio estreou quarta-feira passada, para quem queira começar agora a entrar no mundo sanguinolento criado por George R.R.Martin.

A 16 de setembro, estreia a minissérie criada a partir do livro para leitores adultos de J. K. Rowling – Uma Morte Súbita – que conta com o ator inglês Michael Gambon. The Brink, uma comédia geopolítica, com Jack Black e Tim Robbins, outra novidade aguardada, estreia a  24 de setembro. E no catálogo estão ainda Veep, com Julia Louis-Dreyfus no papel de presidente dos EUA, Boardwalk Empire e True Detective.

Só em 2016 é que estreará a muito falada Vinyl, de Martin Scorsese e Mick Jagger, uma viagem à produção musical dos anos 70, criada pela cabeça de um dos seus protagonistas.

 Ainda da HBO, são continuadas várias séries, incluindo The Leftovers e The Knick (de Steven Soderbergh, com Clive Owen). No catálogo da TV Series, estão  os recentemente estreados  Ballers, Show Me a Hero e Olive Kitteridge.

Mas além das séries da HBO, a TV Series tem asseguradas produções de outras fontes.  Transparent, dos estúdios da Amazon, que ganhou no ano passado o Globo de Ouro de Melhor Série é uma das que se destacam. A segunda temporada deverá arrancar em dezembro.

telma.miguel@sol.pt