Nuno Gomes assume formação do Benfica

O ex-futebolista internacional português Nuno Gomes prepara o seu futuro como responsável pela formação e centro de estágios do Benfica, cargo que deverá ocupar no início do ano, confirmou à agência Lusa fonte do clube ‘encarnado’.

Nuno Gomes assume formação do Benfica

"O Nuno [Gomes] surgiu como opção natural, mas não para já. Vai acompanhar o Armando [Carneiro] durante os próximos meses de forma a assegurar uma transição sem sobressaltos", salientou a mesma fonte.

O titular do cargo, Armando Carneiro, responsável nos últimos anos pelo centro, a 'casa-mãe' da formação do clube da Luz, continuará a ser o diretor até dezembro, período após o qual cessará funções.

A saída de Armando Carneiro acontece face a uma proposta que o mesmo recebeu de Inglaterra, razão pela qual o Benfica entendeu que "não lhe devia condicionar a hipótese de aceitar esse convite".

Nos últimos anos, a formação do Benfica tem dado frutos significativos: a equipa foi vice-campeã europeia na Youth League na edição de estreia em 2012/13 (a Champions' do juniores), e são vários os jogadores que têm despertado interesse no estrangeiro.

Bernardo Silva (Mónaco), Ivan Cavaleiro (Mónaco), João Cancelo (Valência), André Gomes (Valência), Hélder Costa (emprestado ao Mónaco) saíram para o estrangeiro e na equipa 'encarnada' começam a surgir outros.

Esta época, sob o comando de Rui Vitória, o lateral direito Nelson Semedo parece ter agarrado a titularidade e o novo técnico tem dado minutos a jogadores provenientes do Seixal, como são os casos de Gonçalo Guedes, Nuno Santos ou Vítor Andrade.

Nuno Gomes, que representou o Benfica como jogador durante 12 épocas e desempenhava atualmente funções na área das Relações Internacionais, prepara-se assim para enfrentar um novo desafio no clube.

Lusa/SOL