E o substituto de Donald Trump é…

Já se sabe quem será o novo apresentador do The Celebrity Apprentice, da NBC, em 2016. Tal como Donald Trump, também é bastante mediático, também é Republicano, já para não falar de ser uma estrela – ainda que já um pouco decadente – de Holywood. Se ainda não chegou lá, trata-se do ‘Exterminador Implacável’, ou…

O protagonista de inúmeros filmes de acão, com a sua figura musculada e sotaque germânico, promete estar à altura de substituir Donald Trump, conhecido por repetir a frase – dava a ideia de ser a sua preferida – ‘you’re fired’ (estás despedido). “Sempre fui um fã do The Celebrity Apprentice”, disse em comunicado o ator de 68 anos, “Estou encantado por trazer a minha experiência para a sala de reuniões e continuar a angariar milhões para caridade. Vamos a isso!”.

O programa da NBC foi apresentado por Donald Trump durante sete temporadas, desde 2008, e a final do ano passado foi vista por 6,1 milhões de pessoas, uma grande subida em relação aos 5,3 milhões de telespectadores da edição de 2013. Pensa-se que ao longo dos anos o The Celebrity Apprentice – que como envolvia figuras públicas tinha as receitas dos negócios a serem doadas para solidariedade – conseguiu juntar 15 milhões de dólares, cerca de 13,3 milhões de euros. Antes da versão ‘famosos’, o The Apprentice teve seis temporadas a partir de 2004, e uma sétima em 2010, 14 edições no total.

Donald Trump esteve ligado ao programa da NBC desde o início, como apresentador mas também como produtor. Em fevereiro a estação norte-americana NBC anunciou que ia avançar para uma 15.ª temporada, mas poucos dias depois Donald Trump disse que não estava preparado para assinar um novo contrato. Já se falava de uma possível candidatura presidencial.

Em junho, após comentários racistas de Trump sobre imigrantes ilegais, particularmente mexicanos, durante o anúncio da sua candidatura, a NBC decidiu cortar relações com o magnata. Agora que é conhecido o seu substituto, Trump já veio a público, através do Twitter, elogiar a escolha e felicitar Arnold Schwarzenegger.

emanuel.costa@sol.pt