Gémeos separados durante a II Guerra Mundial voltam a encontrar-se

Dois irmãos gémeos foram separados à nascença no final da Segunda Guerra Mundial. Quase 70 anos depois, graças à Cruz Vermelha, reencontraram-se.

George Skrzynecky e Lucian Poznanski, de 69 anos, nasceram na Alemanha, após a sua mãe, de origem polaca, ter sido enviada para um campo de concentração, lê-se no jornal britânico Independent.

Depois de ter sido libertada, a mulher deu à luz dois rapazes, mas estava tão doente que não consegui tratar dos dois. Assim, os bebés, nascidos em 1946, foram levados para a Polónia e adotados por famílias diferentes, que nunca lhes disseram que tinham um irmão gémeo.

Poznanski descobriu que tinha sido adotado quando entrou para o exército e Skrzynecky aos 17 anos, depois de encontrar uns documentos relacionados com o processo de adoção.

Graças a um programa da Cruz Vermelha, os dois homens descobriram que tinham um irmão gémeo. A instituição descobriu também que os bebés foram repatriados sem o conhecimento da sua mãe, que tentou recuperá-los sem sucesso – morreu em 1952.

A Cruz Vermelha conseguiu assim marcar um encontro entre os dois homens, quase 70 anos depois de terem sido separados.

joana.alves@sol.pt