Refugiados. Alemanha e Áustria pedem cimeira extraordinária da UE na próxima semana

A chanceler alemã, Angela Merkel, anunciou hoje que a Alemanha e a Áustria pediram ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, a realização de uma cimeira europeia extraordinária sobre a crise migratória na próxima semana.

Refugiados. Alemanha e Áustria pedem cimeira extraordinária da UE na próxima semana

"É um problema para toda a União Europeia e, nesse sentido, pedimos a realização de uma cimeira europeia extraordinária na próxima semana", disse Merkel à imprensa após um encontro em Berlim com o homólogo austríaco, Werner Faymann.

"Donald Tusk vai tratar disso", acrescentou.

A chanceler alemã referiu nomeadamente a necessidade de os líderes europeus abordarem questões como a ajuda aos países de origem dos refugiados ou a criação de centros provisórios de acolhimento e registo nas fronteiras externas da União Europeia (UE).

A chanceler defendeu por outro lado a decisão do seu governo de restabelecer os controlos fronteiriços afirmando a necessidade de melhorar os registos dos candidatos a asilo que chegam ao país e de garantir a segurança depois da "abertura excecional" das suas fronteiras por razões humanitárias.

Lusa/SOL