BBC comete gaffe com deputado surdo

A estação britânica BBC pediu desculpa publicamente por ter assumido que o político conservador Alec Shelbrooke estava a “descansar os olhos” durante um debate no Parlamento.

A BBC divulgou uma foto na qual Shelbrooke aparece inclinado no seu lugar com os olhos fechados. “A imagem do deputado conservador Alec Sherbrooke a descansar os olhos durante o debate está a tornar-se viral”, lia-se na legenda da foto – que foi entretanto apagada – divulgada pela estação na internet.

No entanto, Shelbrooke falou ao blogue Guido Fawkes para explicar que estava apenas inclinado para a coluna de som. “Sou parcialmente surdo e tenho dificuldades em ouvir. Tinha estado a participar no debate e estava a tentar ouvir as reações. É uma vergonha ser gozado por ser parcialmente surdo”, afirmou

Foi entretanto divulgada uma imagem que em Alec Shelbrooke está exatamente na mesma posição, mas com os olhos abertos.

@WikiGuido @AlecShelbrooke @GuidoFawkes He was awake pic.twitter.com/qBBNQniXj6

— Paul Brand (@PaulBrandITV) 15 setembro 2015

A BBC usou o Twitter para pedir desculpa publicamente ao deputado conservador: “As nossas mais sinceras desculpas ao deputado Alec Shelbrooke. Ele é parcialmente surdo e estava a tentar ouvir através da coluna de som".

Very heartfelt apologies to @alecshelbrooke MP. He is partially deaf and was listening to a speaker. pic.twitter.com/CSvocBZ9qT

— BBC Newsbeat (@BBCNewsbeat) 15 setembro 2015